Como planejar a aposentadoria e investir para o longo prazo

Como planejar a aposentadoria e investir para o longo prazo

Este guia traz tudo que você precisa saber para planejar a aposentadoria e investir em previdência privada por conta própria

Para quem precisa de mais recursos do que o teto do INSS para se manter, planejar a aposentadoria e poupar por conta própria é fundamental. A previdência privada surge como forma de complementação da Previdência Social.

Se pensarmos que a Previdência Social está em crise e pode não atender às nossas necessidades no futuro, a previdência privada ganha importância ainda maior.

E agora, com a Reforma da Previdência proposta pelo governo, parece que teremos que trabalhar por mais tempo para poder receber a aposentadoria do sistema de seguridade social.

Ou seja, quem quiser ou precisar dos recursos antes dos 65 anos, nova idade de aposentadoria proposta e válida para todos, precisará ter investimentos.

Se você tem um bom tempo de estrada pela frente – 10, 20, 30 anos de poupança – ainda dá para se preparar para o futuro. Um planejamento de longo prazo bem feito garantirá uma aposentadoria tranquila.

Quanto mais jovem você for, melhor. Você tem o tempo e os juros compostos a seu favor. Será mais fácil poupar a quantia necessária para a sua aposentadoria.

A seguir, listamos tudo que você precisa saber e o passo a passo para poupar para a sua aposentadoria:

1. Organize o orçamento e livre-se das dívidas

Para se tornar um investidor você precisa ter objetivos financeiros e não ter dívidas. Então, a etapa zero do seu planejamento consiste em organizar as suas finanças e livrar-se das dívidas.

Conteúdos que podem te ajudar:
5 passos para montar um orçamento e organizar as finanças
Está endividado? 10 passos para sair do vermelho

2. Monte uma reserva de emergência

Livre das dívidas e com espaço no seu orçamento para poupar regularmente, você já pode se considerar um investidor em potencial.

Antes, porém, de pensar em objetivos financeiros como a compra da casa própria, a viagem das férias ou a aposentadoria, você deverá formar uma reserva de emergência.

Ela deve corresponder a um período de três meses a um ano da quantia necessária para o seu sustento e ficar aplicada em investimentos conservadores e fáceis de resgatar. O objetivo é que ela garanta emergências como uma perda de emprego, doença ou urgência doméstica.

Conteúdo que pode te ajudar:
Saiba onde investir sua reserva de emergência: 3 investimentos de baixo risco mais rentáveis que a poupança

3. Calcule quanto poupar para a aposentadoria

Calcule quanto juntar para cada objetivo financeiro e em quanto tempo. Estime quanto você acha que vai gastar por mês na aposentadoria. Em seguida, calcule quanto você precisa juntar no total para gerar essa quantia mensalmente.

Você pode fazer uma estimativa considerando que vai consumir todo o patrimônio em vida. Mas também pode fazer um cálculo estimando quanto poupar para viver apenas dos rendimentos, perpetuamente, sem que o patrimônio se consuma.

Nesse caso, você não precisa se preocupar em chutar quanto tempo vai viver e ainda deixará uma boa herança para a sua família.

Conteúdos que podem te ajudar:
Como calcular a poupança para cada objetivo
Quanto você deve poupar para viver de renda  
Baixe a planilha financeira que pode te ajudar nesses cálculos

4. Conheça os melhores investimentos para a aposentadoria

Quem tem bastante tempo pela frente para investir para a aposentadoria deve optar por investimentos vantajosos no longo prazo. Os investimentos de longo prazo têm características diferentes dos de curto prazo.

Neles, você abre mão de liquidez diária e aceita correr riscos um pouco maiores para ter um potencial de ganho maior. Em caso de perdas, há tempo para se recuperar. A liquidez imediata também não é necessária, porque você vai planejar a época de efetuar os resgates.

Conteúdos que podem te ajudar:
Onde investir para a aposentadoria
O que são planos de previdência privada
O que é um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)
O que é um plano Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)

5. Escolha o plano de previdência privada mais adequado ao seu perfil

Ao escolher um plano de previdência privada é preciso conhecer as características de cada tipo. Fundos de pensão, PGBLs e VGBLs têm regras distintas e são interessantes para pessoas de perfis diferentes.

Conteúdos que podem te ajudar:
3 diferenças entre os planos de previdência PGBL e VGBL
Pensando em fazer PGBL? Saiba se é para você

6. Faça o planejamento tributário da sua previdência privada

Conheça as regras de tributação dos seus investimentos para a aposentadoria para não acabar pagando imposto de renda desnecessariamente.

Os planos de previdência privada, especificamente, têm uma série de benefícios tributários que devem ser conhecidos antes da escolha do plano e da tabela de tributação.

Você pode optar pela tributação progressiva ou regressiva, de acordo com os seus objetivos e o prazo do investimento.

Conteúdos que podem te ajudar:
Os benefícios tributários da previdência privada 
Como escolher a tabela de tributação da previdência privada 

7. Conheça os planos de previdência privada da GENIAL

Aqui na GENIAL, oferecemos os melhores fundos de investimento do país, o que inclui planos de previdência. Temos dois produtos de previdência nos quais você pode investir tanto como PGBL como quanto VGBL. Os custos são baixos e você pode escolher a tabela de tributação.

Se você já tiver plano de previdência em outra instituição financeira, você pode pedir portabilidade sem custo algum e migrá-lo para qualquer outro plano de previdência do mercado, desde que seja da mesma modalidade (PGBL ou VGBL).

Assim, para trocar de plano de previdência, você não terá que resgatar seu plano original e acabar pagando imposto de renda.

Conteúdos que podem te ajudar:
Conheça os planos de previdência da GENIAL
Como funciona a portabilidade da previdência privada

8. Aprenda a declarar a previdência privada no imposto de renda

Um dos benefícios tributários dos PGBLs é a possibilidade de deduzir as contribuições na declaração de imposto de renda em um limite de até 12% da renda bruta tributável anual.

Para isso, você deve aprender a declarar sua previdência privada no imposto de renda, como ocorre com qualquer outra aplicação financeira. PGBLs e VGBLs são declarados de formas diferentes.

Conteúdo que pode te ajudar:
Como declarar fundos de investimento e previdência privada

9. Não se esqueça do seguro de vida

Muita gente acha que a existência de investimentos para a aposentadoria dispensa a contratação de seguro de vida. Só que o seguro de vida é fundamental mesmo para os investidores mais disciplinados.

Uma invalidez pode levá-lo a consumir todo seu patrimônio em vida, inclusive as reservas para a aposentadoria. Além disso, se você falecer ou ficar inválido no início da sua acumulação, quando ainda não tem muito patrimônio, sua família pode ficar em apuros.

O seguro de vida protege o seu patrimônio nesses infortúnios. Além disso, têm papel fundamental no planejamento sucessório.

É preciso entender bem as diferenças entre seguro de vida e previdência privada, bem como as vantagens de cada um, para não descuidar de nenhum ponto do seu planejamento financeiro.

Fonte: https://genialinvestimentos.com.br/artigo/como-planejar-aposentadoria

Please follow & like us 🙂

RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

Disclaimer

O conteúdo do Blog da AMG Capital Agentes Autônomos de Investimentos (“AMG Capital”) não deve ser considerado um relatório de análise para os fins do artigo 1º da Instrução CVM nº 483, de 6 de julho de 2010, tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste Blog da AMG Capital foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A AMG Capital não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. O conteúdo do Blog da AMG Capital também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. As informações de terceiros disponibilizadas no Blog da AMG Capital não refletem nossa opinião de modo que não nos responsabilizamos pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os instrumentos financeiros discutidos no Blog da AMG Capital podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. É expressamente recomendada a leitura do Regulamento, prospecto, edital e demais materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A AMG Capital não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Em relação ao conteúdo do Blog da AMG Capital fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da AMG Capital. A Ouvidoria da Genial Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes não se sentirem satisfeitos com as soluções de seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 605 8888. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o site: www.genialinvestimentos.com.br.

Related posts

Give a Reply

Gostou deste artigo? Compartilhe!